MEDALHAS

      As recompensas e condecorações escoteiras distribuem-se nas seguintes categorias:


      I -  Elogios:  sempre por escrito, são utilizados como recompensa aos procedimentos ou realizações dignos de destaque e que não constituem valor meritório para a concessão de Diploma de Mérito ou de Condecoração.
      II -  Diplomas de Mérito:  destinam-se a recompensar entidades ou pessoas que tenham prestado serviços, concedido excepcionais facilidades para realização de grandes atividades escoteiras, oferecido valores em bens materiais ou que tenham cedido  instalações  para  sedes, em proveito de órgãos escoteiros. 
      III –  Condecorações:  destinam-se a premiar pessoas do quadro social da UEB por feitos realmente meritórios, acima do mero cumprimento do dever, no exercício de funções ou cargos no Movimento Escoteiro. Destinam-se também a recompensar órgãos escoteiros que se destaquem por feitos semelhantes e a homenagear pessoas e entidades não vinculadas à UEB, por atitudes especialmente relevantes assumidas em favor do Escotismo.

      As medalhas simbolizam o apreço, gratidão, honra e reconhecimento às ações exemplares de abnegação, dedicação, caráter, coragem ou altruísmo de alguém para sua coletividade.  É o modo pelo qual as sucessivas gerações recordam ou aprendem fatos e feitos que, de outra forma, seriam esquecidos. As Condecorações são:

  • Agradecimento:
      # Medalha de Gratidão (Grau Bronze, Prata ou Ouro:  é concedida a pessoas naturais, associados da UEB ou não, Grupos Escoteiros, Seções Escoteiras Autônomas ou entidades que tenham prestado grandes e comprovados serviços a órgãos da UEB ou ao Movimento Escoteiro em geral.
      # Cruz de São Jorge:  é concedida para associados da UEB ou para autoridades, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro em qualquer nível (local, regional e nacional).
      # Medalha da Fraternidade Mundial:  é concedida aos membros de associações escoteiras estrangeiras em sinal de amizade e de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados a União dos Escoteiros do Brasil em nível internacional. Não pode ser concedida aos associados da UEB.

  • Bons Serviços: 

      # Medalha de Bons Serviços (5, 10, 15, 20, 30 e 40 anos):  é destinada a premiar a boa e eficiente atividade escoteira, só podendo ser concedida aos associados, jovens e adultos, da União dos Escoteiros do Brasil. A condecoração não se destina a premiar somente o tempo de atividade, mas os serviços de especial caráter meritório pelos quais ela é concedida, durante o número de anos em que o associado esteve registrado, ultrapassando os limites do de fiel cumprimento do dever ou do exercício de cargos no Movimento

      # Medalha Velho Lobo: é concedida ao associado da UEB que houver completado 50 anos comprovados de atividade escoteira. 

  • Mérito: 
      # Medalha Tucano de Prata:  é a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no nível local, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Cruz de São Jorge, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível local.
      # Medalha Lobo Guará: é a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no nível regional, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido Conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Cruz de São Jorge, e que tenham prestado Novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível regional. 
     # Medalha Tiradentes: foi  instituída em homenagem ao protomártir da independência, é concedida a associados do Movimento Escoteiro, Regiões Escoteiras ou Unidades Locais, por atos que demonstrem ações de caráter excepcional e devotamento ao dever, nobreza de caráter e de sentimentos, elevado espírito escoteiro ou relevantes serviços à causa escoteira. Não há necessidade de que o associado ou órgão escoteiro tenha recebido qualquer medalha de gratidão em qualquer grau anteriormente. 
      # Medalha Tapir de Prata: é a recompensa honorífica de mais alto mérito escoteiro, e só pode ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 (cinco) anos, a Medalha Tiradentes, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro. Excepcionalmente, poderá ser concedida a grandes personalidades escoteiras mundiais. 

  • Valor: 
      # Medalha Cruz de Valor Caio Viana Martins (Grau Bronze, Prata ou Ouro):  é destinada a premiar ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo. É concedida somente a associados do Movimento Escoteiro ou órgãos do Escotismo.
(Texto retirado da Resolução 03/2011 do CAN)

     Veja abaixo a listagem dos associados do 1º GECON que já receberam alguma medalha ou condecoração pelos seus serviços prestados em prol do Movimento Escoteiro:



04. Marcio Jamenes Ferreira Nava - Grau Ouro - 13 / Abril / 2009
03. Ildejan de Sousa Ferreira - Grau Ouro - 13 / Abril / 2009
02. Arlete Silva Serra - Grau Ouro - 13 / Abril / 2009
01. Gabriel Pacelli Muniz Ribeiro - Grau Bronze - 25 / Julho / 2005


01. Ildejan de Sousa Ferreira - 16 / Março / 2012
02. Marcio Jamenes Ferreira Nava - 16 / Março / 2012

Nenhum comentário: