O Movimento Escoteiro ou Escotismo,
fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento
mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua
proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que
prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática
do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu
próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo,
responsabilidade, respeito e disciplina.
Somos um movimento de jovens e para
jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e
voluntário. Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o
desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando
o esforço da família, da escola e de outras instituições.
VALORES DO MOVIMENTO ESCOTEIRO
NOSSO PROPÓSITO
Nosso
propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento,
especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades
físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos
responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO
A Organização Mundial do Movimento
Escoteiro define como Princípios do Escotismo:
- · Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
- · Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
- · Dever para consigo próprio (crescimento saudável e autodesenvolvimento).
NOSSO
MÉTODO EDUCATIVO É O MÉTODO ESCOTEIRO QUE É FORMADO PELOS SEGUINTES PONTOS:
1. ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA: O principal elemento do método é o
convite pessoal a cada jovem, em um momento determinado de sua progressão, para
que formule sua Promessa Escoteira. Por meio deste compromisso o jovem aceita livremente,
diante do seu grupo de companheiros, ser fiel à palavra empenhada e fazer o seu
melhor possível para viver de acordo com a Lei. A Lei Escoteira é um
instrumento educativo em que estão expressos, de maneira compreensível para as
diferentes faixas etárias, os princípios que nos guiam.
2. APRENDER FAZENDO: APRENDIZADO
PELA AÇÃO: Outro componente essencial é a educação ativa, em que os
jovens aprendem por si mesmos por meio da observação, do descobrimento, da
elaboração, da inovação e da experimentação. Esta aprendizagem não formal
permite viver experiências pessoais que interiorizam e consolidam o
conhecimento, as atitudes e as habilidades. Desta maneira, e do ponto de vista
cognitivo, se substitui a simples recepção de informação pela efetiva aquisição
de conhecimento, no domínio da afetividade, se substitui a norma imposta pela
norma descoberta e a disciplina exterior pela interior; e, no campo motriz, a
passividade receptiva do destinatário cede lugar à criatividade efetiva do
realizador.
3. VIDA EM EQUIPE: Um fator fundamental do método é a vinculação a pequenos grupos
de jovens de idades semelhantes. Estas equipes de iguais aceleram a
socialização, identificam seus membros com os objetivos comuns, ensinam a
estabelecer vínculos profundos com outras pessoas, geram responsabilidades
progressivas, proporcionam autoconfiança e criam um espaço educativo
privilegiado para que o jovem cresça e se desenvolva. Nela se observam órgãos
de governo e espaços para a participação, assembleias e conselhos que ensinam a
administrar divergências e a obter consensos, organismos de tomada de decisões
de interesse coletivo ou individual, equipes executivas que impulsionam à ação
e fazem com que as coisas aconteçam. Uma escola ativa que incorpora a
aprendizagem da convivência, da democracia e da eficiência à vida cotidiana.
4. ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS: A expressão mais visível e atraente do Método Escoteiro,
onde se integram em absoluta harmonia todos os seus outros componentes, é seu
variado programa de atividades, que representa para o jovem uma oferta
coincidente com seus interesses e dentro da qual eles escolhem o que desejam
fazer. Estas atividades permitem aos jovens extrair experiências pessoais que
levam à conquista dos objetivos que o Movimento lhes propõe para as diferentes
etapas do seu desenvolvimento. As atividades são o elemento que dispomos para
atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam
aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As
atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com
cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para
se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua autoeducação.
As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis
estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com
a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente
Fraterno.
5.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL: No processo de
crescimento dos jovens, o educador adulto, permanecendo como tal, se incorpora alegremente
ao dinamismo juvenil, dando testemunho dos valores do Movimento e ajudando os
jovens a descobrir o que não poderiam descobrir sozinhos. Este estilo permite
estabelecer relações horizontais de cooperação para a aprendizagem, facilita o
diálogo entre as gerações e demonstra que o poder e a autoridade podem ser
exercidos a serviço da liberdade daqueles a quem se educa, dirige ou governa. O
chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de cada jovem
individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências para melhor
orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar interesse
pelas coisas que ele faz, gosta oferecer ajuda e orientação são alguns passos
para conquistar a amizade do jovem. Portanto, o chefe deve considerar a
realidade e o ponto de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de
cada um e dar o exemplo Individualmente, muitos desses pontos são ferramentas
de outras formas de educação. Mas no escotismo eles fazem parte de um todo,
tornando o Método Escoteiros único.
PROMESSA
ESCOTEIRA
A promessa escoteira sintetiza o
embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do
Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a
orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de
ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios
do Movimento Escoteiro.
Na Promessa Escoteira estão inerentes
conceitos sobre: Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia,
respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo,
bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.
Quando Baden-Powell, fundador do
Escotismo, idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas,
mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o
jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar. Os dez artigos
da Lei Escoteira são:
LEI ESCOTEIRA
LEI DO LOBINHO
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